www.noticiasdecoura.com
noticiasdecoura@gmail.com
Tel.Fax 251 782 643

Edição on-line

 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 


::. Contactos

Notícias de Coura

Centro Coordenador de Transportes, Sala 12
Rua 25 de Abril
4940 - 526 Paredes de Coura

Telefone: +351 251 782 643
Fax: +351 251 782 643
Email: noticiasdecoura@gmail.com

 

Jornal Notícias de Coura
 
 
Redacção
  Telefone:+351 251 782 643
Fax: +351 251 782 643
Email: noticiasdecoura@gmail.com
 
Publicidade
  Telefone:+351 251 782 643
Fax: +351 251 782 643
Email: noticiasdecoura@gmail.com
 
Assinaturas
  Telefone:+351 251 782 643
Fax: +351 251 782 643
Email: noticiasdecoura@gmail.com

 

 
 
 

:: Destaques
Quotidianos
A coligação para as eleições legislativas de outubro dos partidos da direita política (PSD e CDS) chama-se “Portugal à Frente”. Interessante tal escolha, sobretudo nas contradições que contém se fizermos uma análise política mais realista. De facto, nos dias que correm, e devido à ação do governo de direita, que gostou de ter compartilhado o poder com a troika, Portugal está à frente… …1) de uma geração perdida de jovens, que expulsou de Portugal com as suas medidas de austeridade. O governo, com muitas consequências a longo prazo, ignorou uma das gerações mais bem formadas ao convidá-la a emigrar, dizendo, candidamente, o primeiro-ministro que tudo não passa de um mito urbano…
LER MAIS
:: Opinião
Teoria dos números
Números. Se pensarmos bem, tudo na nossa sociedade se resume a números. As letras e todo o abecedário passam para segundo plano quando pensamos em números. Quando combinadas, as letras formam palavras. E os números, combinados ou não, formam aquilo que a humanidade busca incessantemente: a verdade. Se eu, por exemplo, disser ao caro leitor que estão vários carros estacionados perto do Centro Cultural de Paredes de Coura isso não vai causar-lhe grande espanto. Mas, e se eu disser que há um milhão de carros estacionados por lá? Das duas uma: ou o leitor vai pensar que estou maluca ou então o espaço aumentou de tamanho da noite para o dia.
LER MAIS
:: Opinião
Tudo é Efémero
Na nossa vida tudo passa depressa! Tudo corre celeremente para, mais tarde, voltar a acontecer, noutro tempo, noutro espaço, noutras circunstâncias!... Hoje vou falar da Primavera, essa bela estação do ano, tão desejada por todos e tão proclamada pelos poetas. Nos dias pequenos, frios e chuvosos de Inverno, o nosso espírito fica mais triste porque raramente vemos o sol. É, então, que renasce em nós uma grande esperança, ao termos a certeza que, dali a pouco tempo, a rainha das estações chegará e, com ela, dá-se o eclodir da vida. É o tempo de tudo renascer! Quando ela chega o dia é igual à noite, o sol aquece e visita-nos com mais assiduidade, o tempo fica morno. Por todo o lado, a Natureza explode, cantando verdadeiros hinos à vida. Depois de uns meses de descanso, as árvores florescem, os animais acasalam e eis que novos seres nascem, contribuindo para a manutenção das espécies e da vida. Alguns deles, estiveram em letargia durante uns meses e saem do seu sono hibernal, apanhando sol, sempre que têm oportunidade. Nos montes, nos campos, nos caminhos e por tudo quanto é sítio, tudo fica atapetado de flores que as abelhas aproveitam, bem, para produzirem o mel que nós depois lhes subtraímos. Nessa altura, nas terras de Coura, a cor predominante é o amarelo dos malmequeres, do tojo, da giesta e de outras espécies vegetais que proliferam em grande quantidade. Uns dias antes da chegada da Primavera, algumas aves de arribação, vindas do Sul, já se fazem ouvir com os seus cantos e quando ouvimos, pela primeira vez, o cuco, costuma-se dizer: “Este ano já não morro sem ouvir o cuco!”. Ela atinge o seu expoente máximo de beleza no mês de Maio que é, realmente, o mês das flores, de onde sobressaem os lírios e as rosas. Entretanto, o tempo vai aquecendo cada vez mais e, quando entramos em Junho, já se cheira a Verão e a mais bela estação do ano começa a ficar velha e terá o seu fim quando atingirmos o solstício. Depois, olhamos para trás e achamos que tudo passou rapidamente e que não tirámos o devido proveito de todas as suas ofertas, que foram tantas!...
LER MAIS
:: Opinião
Terra de ninguém
Há cerca de um mês atrás, pouco dias antes do Rally de Portugal passar nos concelhos vizinhos, houve equipas de rally que utilizaram os estradões da Paisagem Protegida do Corno de Bico (PPCB) para realizarem os seus treinos. Estes exercícios levaram muitos courenses a irem até à PPCB, courenses esses que de outra forma nao iriam lá. Por outro lado, também fica a sensação de que não faz muito sentido acontecerem treinos de desportos motorizados, com algum impacte ambiental, dentro de uma paisagem protegida.
LER MAIS