www.noticiasdecoura.com
noticiasdecoura@gmail.com
Tel.Fax 251 782 643

Edição on-line

 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 


::. Destaques



COLUNA PRIMA

O “Notícias de Coura” completa com esta edição sete anos de vida. De 10 de Junho de 2003 até hoje, inovámos, trabalhámos com prazer e fizemos deste o jornal verdadeiramente livre e plural de Paredes de Coura. Quinzenalmente emocionamo-nos ao sentirmos que somos o jornal preferido do leitor, redobrando, a cada dia que passa, a entrega e dedicação a este projecto.

Campanhas difamatórias e agressões físicas não nos fizeram mossa.
Olhamos estes sete anos com satisfação e, sem ponta de arrogância, com a noção de dever cumprido diante daquilo que o leitor espera de nós.
Sabemos, no entanto, que o mais importante é sempre o que está para vir. É o futuro que nos interessa verdadeiramente.
Quem gasta o presente a olhar para trás não vai longe, bem se sabe.
O “Notícias de Coura” é um desafio que se renova a cada edição. Com trabalho e empenho, promessa única que deixo ao leitor.
Por mais que isso custe a quem perde o sono com o sucesso do NC, o encontro fica desde já marcado, caro leitor, para a próxima edição.

Nota – Neste último ano de vida, o NC viu partir um dos seus colaboradores, Manuel Gonçalves, que morreu no dia 19 de Dezembro de 2009. Um exemplo de estatura moral e intelectual em vida, Manuel Gonçalves foi também um exemplo na hora da morte ao doar o corpo ao Instituto de Medicina Legal do Porto, para apoio à ciência. Julgo de inteira justiça recordá-lo, neste espaço, no momento em que o NC comemora mais um ano de existência.
“Manuel Gonçalves era um dos melhores, senão o melhor de todos nós, os que o conhecemos há mais de vinte anos. Inteligente, perspicaz, culto de nos fazer inveja, frontal, daquela frontalidade difícil que sabe evitar a má-criação, corajoso e homem de lutas, pela verdade, pela liberdade, contra a santa hipocrisia instalada por aí a eito. Manuel Gonçalves nunca escondeu nem titubeou na hora de lutar pelas suas convicções, criou por isso alguns anticorpos (‘é o lado para onde durmo melhor’, dizia) que na hora da sua morte são bem capazes de lhe chorar lágrimas de crocodilo”, assim escreveu o NC no dia 22 de Dezembro de 2009.

[22-06-2010 - 09:55] [Manuel Tinoco]

::. Mais Notícias desta Secção
Total Notícias: 4
 

Assembleia Municipal em reunião de fim de época
Visita às obras da Secundária e à EPRAMI
A Assembleia Municipal do Verão deste ano realizou-se em horário diurno e, ao contrário do que tem sido habitual desde que José Augusto Pacheco chegou à presidência da Assembleia Municipal (AM), realizou-se nos Paços do Concelho. Assim, em 2015, a sessão descentralizada, que decorrerá em Infesta, ficou agendada para o Outono. A AM começou às 16,30 horas com uma visita às obras que a Câmara está a realizar na Escola Secundária, um périplo que incluiu também uma ida à EPRAMI, tendo aproveitado o presidente da Escola Profissional, Manuel Miranda, para guiar os membros da AM pelos novos projectos e actividades em que se têm envolvido os alunos dos vários cursos.

[07-07-2015 - 11:39] [José Miguel Nogueira]


LER MAIS

No rescaldo das jornadas Micológicas do corno de Bico
Cogumelos... apenas saborosos ou algo mais?
Cogumelos. Esses misteriosos e saborosos... vegetais, verduras, legumes? Na realidade, embora sejam muitas vezes confundidos e preparados como legumes, os cogumelos pertencem à família dos fungos, um tipo especial de organismo vivo que não tem raízes, folhas, flores ou sementes. E por proporcionarem um sabor tão especial aos pratos, eles têm vindo a conquistar mais espaço nas nossas mesas. Além de saborosos, os cogumelos possuem elevado valor nutritivo. Para além de possuírem baixo nível calórico e baixo teor em gordura (e sendo a sua gordura insaturada), eles são ricos em proteínas, fósforo, vitaminas, ácido fólico, fibras, hidratos de carbono... Com tantos elementos essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, o consumo de cogumelos acrescenta uma série de benefícios à nossa saúde.

[07-07-2015 - 11:42] [Micaela Mota]


LER MAIS

Vila foi Cova da Iria
Foram momentos extraordinários, nunca por nossos olhos vistos, de grande devoção e fé, aquando da permanência (embora breve) da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima no arciprestado courense, no âmbito da grande peregrinação festiva, que pretende assinalar o Centenário das Aparições. E por dois dias, 20 e 21 de Julho, Paredes de Coura mais parecia a Cova da Iria, com a população em massa a venerar e honrar o sagrado ícone, que em missão evangelizadora nos trazia uma mensagem, a da ternura e misericórdia de Deus. A sede de concelho engalanou-se a preceito, que bonito foi ver as melhores colchas nas janelas e varandas da Vila, mesmo nas ruas onde a Senhora não passou, quanto simbolismo! Que dizer da azáfama em compor os tapetes de flores, afixar painéis marianos, acender as centenas de velas que ornamentaram o escadório da Igreja Matriz?

[07-07-2015 - 11:46] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Câmara recebe 115 mil euros para obras na Vila
"Com os melhoramentos queremos contribuir para dinamizar o comércio local"
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, assinou, no passado dia 01 de Julho, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o contrato de financiamento da candidatura de Regeneração do Espaço Público da Vila de Paredes de Coura. A verba atribuída, no valor de 115.052,80 euros garante, assim, a execução dos trabalhos que tem levantado alguma polémica e acusações de despesismo. Confrontado pelo NC, Vitor Paulo Pereira explicou que esta “foi uma oportunidade que a autarquia aproveitou para reorganizar a mobilidade, melhorar o sombreamento e criar espaços verdes no centro da vila não gastando mais do que 20.000 euros de dinheiro próprio”. Referiu ainda que “quisemos, desta forma, contribuir para a revitalização do centro e, com isso, para a dinamização do comércio local.”.

[07-07-2015 - 11:51] [Manuel Tinoco]


LER MAIS