www.noticiasdecoura.com
noticiasdecoura@gmail.com
Tel.Fax 251 782 643

Edição on-line

 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 


::. Paredes de Coura
.:. ver todas as notícias desta secção
Total Notícias: 169
 

Contributos para a história da Igreja Matriz (II)
A despedida. Agradeço a todas as pessoas que após a primeira publicação desta rubrica tiveram a gentileza de me ceder mais imagens e dados históricos. Nesta edição é publicada uma imagem da frontaria da antiga Igreja Matriz, onde se pode ainda vislumbrar parte da torre sineira, das escadas de acesso ao coro-alto, e a capela de Nossa Senhora das Dores. Nesse local era venerada uma singular imagem de roca que foi vendida, bem como diversas peças sacras, sendo posteriormente adquirida a actual escultura de Nossa Senhora. Qual será o paradeiro desse património? Informações são sempre bem-vindas.

[30-04-2013 - 10:38] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Contributos para a história da Igreja Matriz (I)
Quase a completar dez anos da minha colaboração com o NC, e impulsionado pelo cinquentenário da inauguração e bênção da Igreja Matriz de Paredes de Coura, que se comemorará condignamente no primeiro fim-de-semana de Maio, inicio uma rubrica com a qual pretendo dar a conhecer um pouco da história da Igreja-mãe do arciprestado courense e outros dados relevantes da paróquia. Conto com o auxílio dos leitores para a transmissão de informação, bem como a cedência temporária de imagens a fim de serem reproduzidas, quer neste periódico, quer numa projecção audiovisual que terá lugar no primeiro dia dos festejos do cinquentenário.

[19-03-2013 - 10:16] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Foto Rotiv com nova gereência
Emblemático estabelecimento de fotografia situado no Largo Beato Redento da Cruz, na vila de Paredes de Coura, a “Foto Rotiv” passou de pai para filho. Após 33 anos ao leme do estabelecimento, Vítor Cunha, o fundador da “Rotiv”, achou chegado o momento da merecida reforma. Assim, a gerência é agora do filho Vítor Emanuel, que há já mais de uma vintena de anos era o braço direito do pai.

[19-03-2013 - 10:17] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Bricoura, a nova loja agrícola
Abriu um novo espaço dedicado aos agricultores na vila de Paredes de Coura. Chama-se Bricoura e ocupa edifício da Rua Aquilino Ribeiro, junto à Volta da Quinta. Bruno Ramos é o jovem empresário apostado no sucesso do empreendimento. Com formação na área, decidiu abrir o novo espaço confiante de que “vamos ao encontro da área em que estamos inseridos”.

[05-03-2013 - 09:46] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Cantar os Reis
Na véspera do Dia de Reis, uma representação da Associação Cultural de Paredes de Coura, em conjunto com alguns amigos, proporcionou um momento único, devido à surpresa que causou a todos quantos assistiam à missa vespertina celebrada na (quase cinquentenária) igreja matriz. No final da cerimónia, os fiéis foram brindados com um tradicional cântico de reis, sendo que o pároco, padre Eurico, depois de dar a imagem do Menino a beijar, dirigiu-se para a entrada do templo para ouvir os cantares e agradecer aos músicos pela iniciativa.

[22-01-2013 - 15:12] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Contabilidade e fiscalidade no Espírito Santo
A Assistcoura é uma recente empresa, constituída por dois jovens courenses, Paulo Silva e Ana Pinto. Em Setembro passado, a Assistcoura adquiriu o antigo gabinete de Ana Cunha, situado na Rua Tenente Coronel Cunha Brandão, perto do Espírito Santo, na vila de Paredes de Coura, continuando aí, a desenvolver a prestação de serviços nas áreas de Contabilidade, privada e pública (POCAL), Fiscalidade e Auditoria, Projectos de Investimento, Mediação de Seguros e outros serviços, como o tratamento de processos de reforma (nacionais e internacionais), entre outros.

[18-12-2012 - 11:08] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Nova clínica dentária na Vila
Entrou em funcionamento em Paredes de Coura, no dia 17 de Novembro, a clínica médica dentária “M Clinic”. As novas instalações situam-se no Largo 5 de Outubro e aliam conforto e qualidade a uma arquitectura moderna.

[20-11-2012 - 11:08] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Último adeus a um bombeiro de fina estirpe
No dia 5 de Outubro, rumou à eternidade João Vieira de Sousa, conhecido pela alcunha de “João da Lina”, sendo descendente de José Maria de Sousa e de Idalina dos Prazeres Afonso Vieira. Nascido na vila de Paredes de Coura, em 8 de Janeiro de 1934, era casado com Dulce Cunha, e pai de Alice e José Sousa. Figura bem conhecida em todo o concelho, desempenhou durante largos anos a função de membro da comissão fabriqueira de Santa Maria de Paredes (Vila).

[23-10-2012 - 14:37] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Natal em Agosto
A freguesia de Paredes de Coura esteve representada no Cortejo Etnográfico das Festas do Concelho, no passado dia 11 de Agosto, com mais de 8 dezenas de figurantes que encenaram episódios da quadra natalícia de antanho, numa organização conjunta das Associações Culturais de Lamamá e de Paredes de Coura.

[04-09-2012 - 11:05] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Novo cabeleireiro com serviço de tatuagens
Abriu no dia 23 de Junho, no CouraShopping, na vila de Paredes de Coura, o “MCabeleireiro”, de Márcia Alves, mozelense de 26 anos já com larga experiência no ramo. Este é um espaço que apresenta todo o tipo serviços de salão de cabeleireiro, inovando com o serviço de tatuagens.

[03-07-2012 - 10:04] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Seguinte Última
 

:: Destaques
Quotidianos
A coligação para as eleições legislativas de outubro dos partidos da direita política (PSD e CDS) chama-se “Portugal à Frente”. Interessante tal escolha, sobretudo nas contradições que contém se fizermos uma análise política mais realista. De facto, nos dias que correm, e devido à ação do governo de direita, que gostou de ter compartilhado o poder com a troika, Portugal está à frente… …1) de uma geração perdida de jovens, que expulsou de Portugal com as suas medidas de austeridade. O governo, com muitas consequências a longo prazo, ignorou uma das gerações mais bem formadas ao convidá-la a emigrar, dizendo, candidamente, o primeiro-ministro que tudo não passa de um mito urbano…
LER MAIS
:: Opinião
Teoria dos números
Números. Se pensarmos bem, tudo na nossa sociedade se resume a números. As letras e todo o abecedário passam para segundo plano quando pensamos em números. Quando combinadas, as letras formam palavras. E os números, combinados ou não, formam aquilo que a humanidade busca incessantemente: a verdade. Se eu, por exemplo, disser ao caro leitor que estão vários carros estacionados perto do Centro Cultural de Paredes de Coura isso não vai causar-lhe grande espanto. Mas, e se eu disser que há um milhão de carros estacionados por lá? Das duas uma: ou o leitor vai pensar que estou maluca ou então o espaço aumentou de tamanho da noite para o dia.
LER MAIS
:: Opinião
Tudo é Efémero
Na nossa vida tudo passa depressa! Tudo corre celeremente para, mais tarde, voltar a acontecer, noutro tempo, noutro espaço, noutras circunstâncias!... Hoje vou falar da Primavera, essa bela estação do ano, tão desejada por todos e tão proclamada pelos poetas. Nos dias pequenos, frios e chuvosos de Inverno, o nosso espírito fica mais triste porque raramente vemos o sol. É, então, que renasce em nós uma grande esperança, ao termos a certeza que, dali a pouco tempo, a rainha das estações chegará e, com ela, dá-se o eclodir da vida. É o tempo de tudo renascer! Quando ela chega o dia é igual à noite, o sol aquece e visita-nos com mais assiduidade, o tempo fica morno. Por todo o lado, a Natureza explode, cantando verdadeiros hinos à vida. Depois de uns meses de descanso, as árvores florescem, os animais acasalam e eis que novos seres nascem, contribuindo para a manutenção das espécies e da vida. Alguns deles, estiveram em letargia durante uns meses e saem do seu sono hibernal, apanhando sol, sempre que têm oportunidade. Nos montes, nos campos, nos caminhos e por tudo quanto é sítio, tudo fica atapetado de flores que as abelhas aproveitam, bem, para produzirem o mel que nós depois lhes subtraímos. Nessa altura, nas terras de Coura, a cor predominante é o amarelo dos malmequeres, do tojo, da giesta e de outras espécies vegetais que proliferam em grande quantidade. Uns dias antes da chegada da Primavera, algumas aves de arribação, vindas do Sul, já se fazem ouvir com os seus cantos e quando ouvimos, pela primeira vez, o cuco, costuma-se dizer: “Este ano já não morro sem ouvir o cuco!”. Ela atinge o seu expoente máximo de beleza no mês de Maio que é, realmente, o mês das flores, de onde sobressaem os lírios e as rosas. Entretanto, o tempo vai aquecendo cada vez mais e, quando entramos em Junho, já se cheira a Verão e a mais bela estação do ano começa a ficar velha e terá o seu fim quando atingirmos o solstício. Depois, olhamos para trás e achamos que tudo passou rapidamente e que não tirámos o devido proveito de todas as suas ofertas, que foram tantas!...
LER MAIS
:: Opinião
Terra de ninguém
Há cerca de um mês atrás, pouco dias antes do Rally de Portugal passar nos concelhos vizinhos, houve equipas de rally que utilizaram os estradões da Paisagem Protegida do Corno de Bico (PPCB) para realizarem os seus treinos. Estes exercícios levaram muitos courenses a irem até à PPCB, courenses esses que de outra forma nao iriam lá. Por outro lado, também fica a sensação de que não faz muito sentido acontecerem treinos de desportos motorizados, com algum impacte ambiental, dentro de uma paisagem protegida.
LER MAIS