www.noticiasdecoura.com
noticiasdecoura@gmail.com
Tel.Fax 251 782 643

Edição on-line

 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 


::. Paredes de Coura
.:. ver todas as notícias desta secção
Total Notícias: 169
 

Contributos para a história da Igreja Matriz (II)
A despedida. Agradeço a todas as pessoas que após a primeira publicação desta rubrica tiveram a gentileza de me ceder mais imagens e dados históricos. Nesta edição é publicada uma imagem da frontaria da antiga Igreja Matriz, onde se pode ainda vislumbrar parte da torre sineira, das escadas de acesso ao coro-alto, e a capela de Nossa Senhora das Dores. Nesse local era venerada uma singular imagem de roca que foi vendida, bem como diversas peças sacras, sendo posteriormente adquirida a actual escultura de Nossa Senhora. Qual será o paradeiro desse património? Informações são sempre bem-vindas.

[30-04-2013 - 10:38] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Contributos para a história da Igreja Matriz (I)
Quase a completar dez anos da minha colaboração com o NC, e impulsionado pelo cinquentenário da inauguração e bênção da Igreja Matriz de Paredes de Coura, que se comemorará condignamente no primeiro fim-de-semana de Maio, inicio uma rubrica com a qual pretendo dar a conhecer um pouco da história da Igreja-mãe do arciprestado courense e outros dados relevantes da paróquia. Conto com o auxílio dos leitores para a transmissão de informação, bem como a cedência temporária de imagens a fim de serem reproduzidas, quer neste periódico, quer numa projecção audiovisual que terá lugar no primeiro dia dos festejos do cinquentenário.

[19-03-2013 - 10:16] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Foto Rotiv com nova gereência
Emblemático estabelecimento de fotografia situado no Largo Beato Redento da Cruz, na vila de Paredes de Coura, a “Foto Rotiv” passou de pai para filho. Após 33 anos ao leme do estabelecimento, Vítor Cunha, o fundador da “Rotiv”, achou chegado o momento da merecida reforma. Assim, a gerência é agora do filho Vítor Emanuel, que há já mais de uma vintena de anos era o braço direito do pai.

[19-03-2013 - 10:17] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Bricoura, a nova loja agrícola
Abriu um novo espaço dedicado aos agricultores na vila de Paredes de Coura. Chama-se Bricoura e ocupa edifício da Rua Aquilino Ribeiro, junto à Volta da Quinta. Bruno Ramos é o jovem empresário apostado no sucesso do empreendimento. Com formação na área, decidiu abrir o novo espaço confiante de que “vamos ao encontro da área em que estamos inseridos”.

[05-03-2013 - 09:46] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Cantar os Reis
Na véspera do Dia de Reis, uma representação da Associação Cultural de Paredes de Coura, em conjunto com alguns amigos, proporcionou um momento único, devido à surpresa que causou a todos quantos assistiam à missa vespertina celebrada na (quase cinquentenária) igreja matriz. No final da cerimónia, os fiéis foram brindados com um tradicional cântico de reis, sendo que o pároco, padre Eurico, depois de dar a imagem do Menino a beijar, dirigiu-se para a entrada do templo para ouvir os cantares e agradecer aos músicos pela iniciativa.

[22-01-2013 - 15:12] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Contabilidade e fiscalidade no Espírito Santo
A Assistcoura é uma recente empresa, constituída por dois jovens courenses, Paulo Silva e Ana Pinto. Em Setembro passado, a Assistcoura adquiriu o antigo gabinete de Ana Cunha, situado na Rua Tenente Coronel Cunha Brandão, perto do Espírito Santo, na vila de Paredes de Coura, continuando aí, a desenvolver a prestação de serviços nas áreas de Contabilidade, privada e pública (POCAL), Fiscalidade e Auditoria, Projectos de Investimento, Mediação de Seguros e outros serviços, como o tratamento de processos de reforma (nacionais e internacionais), entre outros.

[18-12-2012 - 11:08] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Nova clínica dentária na Vila
Entrou em funcionamento em Paredes de Coura, no dia 17 de Novembro, a clínica médica dentária “M Clinic”. As novas instalações situam-se no Largo 5 de Outubro e aliam conforto e qualidade a uma arquitectura moderna.

[20-11-2012 - 11:08] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Último adeus a um bombeiro de fina estirpe
No dia 5 de Outubro, rumou à eternidade João Vieira de Sousa, conhecido pela alcunha de “João da Lina”, sendo descendente de José Maria de Sousa e de Idalina dos Prazeres Afonso Vieira. Nascido na vila de Paredes de Coura, em 8 de Janeiro de 1934, era casado com Dulce Cunha, e pai de Alice e José Sousa. Figura bem conhecida em todo o concelho, desempenhou durante largos anos a função de membro da comissão fabriqueira de Santa Maria de Paredes (Vila).

[23-10-2012 - 14:37] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Natal em Agosto
A freguesia de Paredes de Coura esteve representada no Cortejo Etnográfico das Festas do Concelho, no passado dia 11 de Agosto, com mais de 8 dezenas de figurantes que encenaram episódios da quadra natalícia de antanho, numa organização conjunta das Associações Culturais de Lamamá e de Paredes de Coura.

[04-09-2012 - 11:05] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Novo cabeleireiro com serviço de tatuagens
Abriu no dia 23 de Junho, no CouraShopping, na vila de Paredes de Coura, o “MCabeleireiro”, de Márcia Alves, mozelense de 26 anos já com larga experiência no ramo. Este é um espaço que apresenta todo o tipo serviços de salão de cabeleireiro, inovando com o serviço de tatuagens.

[03-07-2012 - 10:04] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Seguinte Última
 

:: Opinião
quotidianos
Decorrem os dias em outono molhado de tanta chuva, que não para de cair, como se o céu estive para sempre pintado de um tom de cinza escuro. Falando em dias passados, recordo uma visita que fiz em Paredes de Coura, no primeiro fim de semana de outubro, à Capela Ecce-Homo, de Padornelo. Confesso que, depois de tantas vezes ter passado por lá, na minha apressada infância, nunca tinha entrado na capela, e possivelmente jamais reparei no estilo barroco que lhe serve de postal especial no domínio da arquitetura e arte.
LER MAIS
:: Opinião
OS ADORADORES DO BEZERRO DE OURO
Na correspondência travada com muitos dos amigos da minha editora foi-me enviado um dia destes uma frase de uma grande filósofa e escritora americana, de nome Alissa Zinovievna Rosenbaum, mas mais conhecida por Ayn Rand, que aqui reproduzo e constituiu motivo para a presente crónica. A frase é a seguinte: “Quando te deres conta de que para produzir necessitas obter autorização de quem nada produz, quando te deres conta de que o dinheiro flui para o bolso daqueles que traficam não com bens, mas com favores, quando te deres conta de que muitos na tua sociedade enriquecem graças ao suborno e influências, e não ao seu trabalho, e que as leis do teu país não te protegem a ti, mas protegem-nos a eles contra ti, quando, por fim, descobrires ainda que a corrupção é recompensada e a honradez se converte num auto-sacrifício, poderás afirmar, taxativamente, sem medo de te equivocares, que a tua sociedade está condenada”.
LER MAIS
:: Opinião
O DIA 24 DE OUTUBRO
Vinte e quatro de Outubro de 1967, uma segunda-feira. O tempo estava bom, durante o dia houve sol e algum calor, embora o Outono já tivesse chegado há cerca de um mês. Foi um dia de muita ansiedade para o pessoal da minha rua, no qual eu me incluía, da Travessa Henrique Cardoso, em Lisboa. Tínhamos que nos apresentar no Campo de Tiro da Serra da Carregueira, Sintra, até às 17.45 horas desse dia, a fim de sermos incorporados no Serviço Militar Obrigatório. Era a quarta e última incorporação anual.
LER MAIS