www.noticiasdecoura.com
noticiasdecoura@gmail.com
Tel.Fax 251 782 643

Edição on-line

 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 


::. Paredes de Coura
.:. ver todas as notícias desta secção
Total Notícias: 169
 

Contributos para a história da Igreja Matriz (II)
A despedida. Agradeço a todas as pessoas que após a primeira publicação desta rubrica tiveram a gentileza de me ceder mais imagens e dados históricos. Nesta edição é publicada uma imagem da frontaria da antiga Igreja Matriz, onde se pode ainda vislumbrar parte da torre sineira, das escadas de acesso ao coro-alto, e a capela de Nossa Senhora das Dores. Nesse local era venerada uma singular imagem de roca que foi vendida, bem como diversas peças sacras, sendo posteriormente adquirida a actual escultura de Nossa Senhora. Qual será o paradeiro desse património? Informações são sempre bem-vindas.

[30-04-2013 - 10:38] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Contributos para a história da Igreja Matriz (I)
Quase a completar dez anos da minha colaboração com o NC, e impulsionado pelo cinquentenário da inauguração e bênção da Igreja Matriz de Paredes de Coura, que se comemorará condignamente no primeiro fim-de-semana de Maio, inicio uma rubrica com a qual pretendo dar a conhecer um pouco da história da Igreja-mãe do arciprestado courense e outros dados relevantes da paróquia. Conto com o auxílio dos leitores para a transmissão de informação, bem como a cedência temporária de imagens a fim de serem reproduzidas, quer neste periódico, quer numa projecção audiovisual que terá lugar no primeiro dia dos festejos do cinquentenário.

[19-03-2013 - 10:16] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Foto Rotiv com nova gereência
Emblemático estabelecimento de fotografia situado no Largo Beato Redento da Cruz, na vila de Paredes de Coura, a “Foto Rotiv” passou de pai para filho. Após 33 anos ao leme do estabelecimento, Vítor Cunha, o fundador da “Rotiv”, achou chegado o momento da merecida reforma. Assim, a gerência é agora do filho Vítor Emanuel, que há já mais de uma vintena de anos era o braço direito do pai.

[19-03-2013 - 10:17] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Bricoura, a nova loja agrícola
Abriu um novo espaço dedicado aos agricultores na vila de Paredes de Coura. Chama-se Bricoura e ocupa edifício da Rua Aquilino Ribeiro, junto à Volta da Quinta. Bruno Ramos é o jovem empresário apostado no sucesso do empreendimento. Com formação na área, decidiu abrir o novo espaço confiante de que “vamos ao encontro da área em que estamos inseridos”.

[05-03-2013 - 09:46] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Cantar os Reis
Na véspera do Dia de Reis, uma representação da Associação Cultural de Paredes de Coura, em conjunto com alguns amigos, proporcionou um momento único, devido à surpresa que causou a todos quantos assistiam à missa vespertina celebrada na (quase cinquentenária) igreja matriz. No final da cerimónia, os fiéis foram brindados com um tradicional cântico de reis, sendo que o pároco, padre Eurico, depois de dar a imagem do Menino a beijar, dirigiu-se para a entrada do templo para ouvir os cantares e agradecer aos músicos pela iniciativa.

[22-01-2013 - 15:12] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Contabilidade e fiscalidade no Espírito Santo
A Assistcoura é uma recente empresa, constituída por dois jovens courenses, Paulo Silva e Ana Pinto. Em Setembro passado, a Assistcoura adquiriu o antigo gabinete de Ana Cunha, situado na Rua Tenente Coronel Cunha Brandão, perto do Espírito Santo, na vila de Paredes de Coura, continuando aí, a desenvolver a prestação de serviços nas áreas de Contabilidade, privada e pública (POCAL), Fiscalidade e Auditoria, Projectos de Investimento, Mediação de Seguros e outros serviços, como o tratamento de processos de reforma (nacionais e internacionais), entre outros.

[18-12-2012 - 11:08] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Nova clínica dentária na Vila
Entrou em funcionamento em Paredes de Coura, no dia 17 de Novembro, a clínica médica dentária “M Clinic”. As novas instalações situam-se no Largo 5 de Outubro e aliam conforto e qualidade a uma arquitectura moderna.

[20-11-2012 - 11:08] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Último adeus a um bombeiro de fina estirpe
No dia 5 de Outubro, rumou à eternidade João Vieira de Sousa, conhecido pela alcunha de “João da Lina”, sendo descendente de José Maria de Sousa e de Idalina dos Prazeres Afonso Vieira. Nascido na vila de Paredes de Coura, em 8 de Janeiro de 1934, era casado com Dulce Cunha, e pai de Alice e José Sousa. Figura bem conhecida em todo o concelho, desempenhou durante largos anos a função de membro da comissão fabriqueira de Santa Maria de Paredes (Vila).

[23-10-2012 - 14:37] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Natal em Agosto
A freguesia de Paredes de Coura esteve representada no Cortejo Etnográfico das Festas do Concelho, no passado dia 11 de Agosto, com mais de 8 dezenas de figurantes que encenaram episódios da quadra natalícia de antanho, numa organização conjunta das Associações Culturais de Lamamá e de Paredes de Coura.

[04-09-2012 - 11:05] [Eduardo Daniel Cerqueira]


LER MAIS

Novo cabeleireiro com serviço de tatuagens
Abriu no dia 23 de Junho, no CouraShopping, na vila de Paredes de Coura, o “MCabeleireiro”, de Márcia Alves, mozelense de 26 anos já com larga experiência no ramo. Este é um espaço que apresenta todo o tipo serviços de salão de cabeleireiro, inovando com o serviço de tatuagens.

[03-07-2012 - 10:04] [Gorete Rodrigues]


LER MAIS

Seguinte Última
 

:: Opinião
Culturalmente falando
Por vezes ficamos surpreendidos com a realidade dos factos. Principalmente quando estes nos apresentam os dados ao contrário do que esperamos. Existe, pois, em cada um de nós a crença. Em quê? Às vezes fico estupefacta com as respostas! Fica no entanto a certeza de que a crença, pelo conto ou desconto, quando é sentida, dificilmente é abalada! Respeito todas as crenças. Respeito todas as posições. Respeito todas as orientações. Mas não respeito quem não quer ver, e defende uma crença com base na ilusão.
LER MAIS
:: Opinião
Quotidianos
De tão longas e contínuas que são as viagens de avião, com tempos infinitos de espera em aeroportos, que passam de forma célere, depressa se aprende a atenuar as deslocações intercontinentais. Falo a propósito de uma viagem a Timor Leste, que me aconteceu por estes dias. Não havendo atrasos e não se registando greve alguma, as coisas acontecem naturalmente e passa-se de um voo para outro como quem dá um pequeno salto. Tenho o hábito de viajar por Singapura, e de modo algum quero deixar de o fazer, pois é uma cidade-estado que continuamente nos surpreende.
LER MAIS
:: Opinião
Eiras de Natal
Todos os anos por esta altura a tradição é posta à prova. No geral, a ideia é que o consumismo domina cada vez mais esta época e que o verdadeiro espírito natalício se perdeu. A realidade é que, consumistas ou não, os portugueses continuam a comer o seu bacalhau e a reunirem-se na noite de Natal para uma noite de família.
LER MAIS
:: Opinião
Mais um Natal
Estamos no último mês do ano, a percorrer os últimos metros da corrida organizada pelo calendário do tempo. É o mês de Dezembro! Este mês é diferente dos seus antecessores nos aspectos mais comuns, mas, como todos os outros, trazendo doces esperanças, duvidosas certezas e inesperadas surpresas. Contudo, é o mês mais desejado do ano, talvez por guardar no seu seio o hábito da surpresa, o sonho da prenda que se troca para estabelecer a promessa ou marcar o reencontro.
LER MAIS